RETROSPECTIVA DA ÉPOCA 2017/2018

SUBIDA HISTÓRICA À DIVISÃO DE HONRA

A Época 2017/2018 foi fantástica, pois culminou com a subida da Equipa Sénior à tão desejada Divisão de Honra.
Com uma boa entrada no campeonato, três vitórias nos três primeiros jogos o Clube Atlético de Rio Tinto alcançou o primeiro lugar, afirmando-se como candidato à subida de divisão.
O primeiro desaire acontece à quarta jornada, com a derrota por 1-0 no terreno do Crestuma, ficamos em segundo lugar durante as quatro jornadas seguintes.
Equipa confiante e sempre apoiada pelos sócios e simpatizantes continuou a lutar para conseguir atingir o objetivo, ficar em primeiro na série para alcançar a subida de divisão.
Continuando o seu percurso, o Clube Atlético de Rio Tinto alcança, novamente, o primeiro lugar à oitava jornada acompanhado por mais dois adversários, onde se mantiveram com os mesmos pontos até à décima primeira jornada.
No dia três de Dezembro de 2017 com a derrota em casa com o GD Aldeia Nova, o Clube Atlético de Rio Tinto desce para terceiro lugar, a pior classificação em toda a época!
Os nossos guerreiros afirmando-se como candidatos à subida de divisão, não desanimaram e na jornada seguinte na deslocação ao CD Torrão, alcançaram uma vitória por 5-1, subindo novamente para o segundo lugar, ficando a um ponto do primeiro.
Sempre acreditando na subida e apoiados pela massa associativa, sobem ao primeiro lugar na décima quarta jornada, terminado o ano de 2017 em primeiro lugar.
Após a paragem no campeonato devido às festividades de final do ano, o Clube Atlético de Rio Tinto inicia 2018 com uma vitória na casa do S. Félix da Marinha, ficando com uma diferença de três pontos para o segundo lugar.
Sempre com os pés bem assentes e focados no objetivo do início de época, o Clube Atlético de Rio Tinto foi conseguindo vitórias jornada após jornada, tendo alcançando diferença de quatro pontos para o segundo classificado.
Na vigésima jornada sofremos uma derrota contra o segundo classificado, AC Milheirós, numa altura em que vários jogadores se encontravam indisponíveis por lesão, situação que abanou um pouco a equipa, pois, na jornada seguinte voltamos a perder, desta vez em casa com o Senhora da Hora. O percurso que até então parecia favorável levou-nos a um revés na classificação regressando nesta fase ao segundo lugar.
Sempre focados e com quase todos os jogadores recuperados das lesões, continuamos a nossa caminhada e à vigésima terceira jornada regressamos ao nosso lugar, o Primeiro.
Embora, sempre em primeiros sentíamos a pressão do segundo classificado, pois à vigésima sétima jornada perdemos o jogo e ficamos com um ponto de diferença para o segundo.
Equipa batalhadora com objetivos bem definidos, mas que a uma jornada do fim do campeonato, vê o primeiro lugar em perigo, pois à vigésima nona jornada está com os mesmos pontos do segundo.
A última semana de trabalhos para o campeonato foi de nervos por parte de todos os corpos gerentes, equipa técnica e atletas do Clube Atlético de Rio Tinto, pois iria decidir se conseguíamos o primeiro lugar da série 1 do campeonato distrital da 1ª divisão da A.F.P.

Num ambiente de camaradagem a equipa sénior, transbordou nos treinos o bom ambiente que existiu durante toda a época no balneário!
Chega o dia 06 de Maio de 2018, o jogo de todas as decisões, ficávamos em primeiro?! Conquistaríamos um lugar para irmos à disputa de divisão? Com os mesmos pontos do segundo e a dois do terceiro eram dúvidas que pairavam…..

Inicia-se o jogo, o último do campeonato com cerca de mil adeptos assistir e apoiados por parte de todos os atletas do clube, o jogo que nos iria levar a poder disputar a subida de divisão que o Clube Atlético de Rio Tinto tanto ansiava, e eis que a equipa adversária marca…, mas sem nunca desistirem e sempre com o apoio vindo das bancadas, surge o empate e a possibilidade do sonho se concretizar. Determinados e sempre no ataque aparece a reviravolta no marcador a poucos minutos do fim do jogo, o primeiro lugar estava quase a ser alcançado, pois sabíamos que a equipa que ocupava o segundo lugar estava a perder. Sem nunca facilitarem, ainda marcamos o terceiro golo, já está! Pensámos Todos! O Primeiro Lugar é nosso! Termina o jogo e deu-se a explosão de alegria por parte de todos os que assistiram a este momento histórico do Clube Atlético de Rio Tinto! VENCEDORES DA “SÉRIE 1” da 1ª Divisão distrital da A.F.PORTO.

Mas ainda faltava a subida à divisão de Honra, teríamos que disputar mais seis jogos, com o primeiro e segundo das duas séries, e logo esta época tinha alterado o regulamento o campeão de série não dava a subida direta. A preparação para a próxima fase continuou, mas com duvidas se iria ser realizada ou não, pois devido a um processo disciplinar com uma das equipas que iria ou não disputar a subida, demorava a sair a calendarização…. Até que no dia 4 de Julho de 2018 a A.F.P. tomou a decisão que os primeiros e segundos de cada série subiam à Divisão de Honra, finalmente a concretização de todos os objetivos propostos no início da época!
Neste longo percurso, o Clube Atlético de Rio Tinto, manteve-se em primeiro lugar durante vinte e uma jornadas das trinta disputadas!

“FORÇA” CLUBE ATLÉTICO DE RIO TINTO