HISTÓRIA

O Clube Atlético de Rio Tinto, nasceu em Outubro de 1926, fruto de desavenças entre jogadores que compunham a equipa do Sport Clube de Rio Tinto, único clube até então de Rio Tinto.

É deste modo que no 1º dia do mês de Novembro desse mesmo ano, pela mão de Manuel Teixeira, (primeiro presidente), Hipólito Ferreira, Francisco Castro, José Lavandeira entre outros, nasce uma nova coletividade. A sua sede localiza-se no Largo da Estação e o seu campo de jogos no Lugar da Castanheira.

Inicialmente chamado Rio Tinto Atlético Clube, equipava com camisola branca cortada por uma larga lista verde. Também usavam equipamento constituído por camisola grená e calção azul. Desde logo disputaram o campeonato concelhio. O clube chegou a ser campeão no primeiro ano da sua atividade.

Aquando da sua fundação, este clube também formou uma equipa de Atletismo, na qual se destacou. Mais tarde, por iniciativa de um grupo de associados, entre os quais o Dr. Alberto Teixeira de Sousa, Carlos Rocha e Arlindo Gradim, foi formada uma equipa de Andebol, que durante os três primeiros anos de existência chegou a atingir resultados famosos.

Durante os primeiros anos de atividade do Clube, tornaram-se populares alguns jogadores, tais com: os Manos, Pacheco, Castro, bem como o brilhante jogador vindo do Braga, conhecido por “ Laureta “.

Foi o primeiro clube português a instituir o prémio em dinheiro aos jogadores.

Em 1929, venceu a Seleção de Promoção de Lisboa. Mais tarde, nesse mesmo ano, ficou célebre o “derby “, com o Sport, ao qual assistiram 2.300 pessoas. O resultado foi o empate a um golo.

Entre 1946 e 1949, o nome é alterado, passando de Rio Tinto Atlético Clube, para o nome pelo qual o conhecemos hoje, CLUBE ATLÉTICO DE RIO TINTO.

Cerca de 1959, devido a um conflito entre o Clube e o proprietário do campo de jogos, o Atlético vê-se obrigado a suspender a sua atividade.

Porém, no ano de 1968, por iniciativa de um grupo de entusiastas pela modalidade futebolística, do qual faziam parte, entre outros, Joaquim Girante, Fernando Pereira, Domingos Ferreira, António Sacramento, o Clube recomeçou a atividade desportiva. Tinha como elementos da sua equipa jogadores outrora pertencentes ao rival Futebol Clube e utilizava campos cedidos, primeiro no Belavista e depois no Ferroviários.

A partir do ano de 1970, o Clube adquiriu um terreno no Lugar do Caneiro, onde para alegria dos associados, se tornou realidade a construção do seu Parque de Jogos, o qual se deveu em grande parte à força não só da massa associativa, mas também a alguns nomes como: Adélio Santos, Domingos Alfena Ferreira e Domingos Ferreira.

Finalmente no dia 1 de Novembro de 1974, fazia-se a inauguração do Parque de Jogos, que recebeu o nome de FERNANDO PEDROSA, homenageando assim o antigo jogador e treinador do Clube, o qual havia falecido repentinamente quando treinava a equipa.

Na verdade Fernando Pedrosa fora “ tudo “ no Clube, a partir da década de quarenta, foi capitão da equipa e até massagista. Costumava dizer “ Então filho e irmão de médico, não havia de perceber disto “.

Na época de 1974, o Clube disputava o Campeonato da III Divisão da A.F.Porto.

Em 1975, classificou-se em 4º lugar por alargamento de Divisão, passou a disputar a II Divisão.

As camadas jovens, iniciaram-se na época de 1976, mantendo-se em plena atividade até aos dias de hoje.

No ano de 1977, tornou-se Campeão de Série, ascendendo à 1ª Divisão Distrital.

No dia 25 de Abril de 2000, realizou-se um grandioso concerto dos Santamaria, no Campo Fernando Pedrosa, no âmbito das comemorações dos 75 anos de existência do Clube.

A 24 de outubro de 2015 foi inaugurado o relvado sintético.

Época 2017/2018, o Clube Atlético de Rio Tinto sagrou-se vencedor da Série 1 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP). Atualmente participa na Divisão de Honra.